Interruptores Endócrinos

São substâncias cuja característica comum é a capacidade de imitar fluidos sinalizadores do organismo humano, sobretudo o estrogênio. Eles se ligam aos receptores de estrogênio das células, por vezes bloqueiam-nos, impedindo-os de receber o hormônio. Outras vezes, podem agir como o próprio estrogênio, desencadeando ou inibindo processos.

Os interruptores são apontados como responsáveis por certa feminilização da população masculina, a começar pela queda na contagem de espermatozoides.  Fetos expostos no desenvolvimento a essas substâncias, que atravessam a barreira placentária, podem nascer com malformações.

Esses poluentes estão sendo relacionados com distúrbios do aparelho reprodutor feminino, como a antecipação da menarca (primeira menstruação) e a endometriose.

Na classe dos interruptores endócrinos estão incluídos: DDT, alguns de seus substitutos para uso doméstico (piretróides), plásticos como o PVC - as dioxinas e furanos resultantes da produção, herbicidas e fungicidas, produtos de limpeza e aditivos alimentares.  Até em plástico de mamadeira eles podem estar presentes. A indústria norte-americana Baxter, por exemplo, já anunciou que vai banir o PVC de sua linha artefatos de uso hospitalar, como cateteres e frascos de soro.

A médica sanitarista Agnes Soares da Silva, 42 que mora na Holanda, onde trabalha como consultora ambiental, em 1994, analisou o leite de 40 mulheres na Baixada Santista. Destas, 23 residiam na periferia de São Vicente onde foram encontrados lixões de resíduos tóxicos de uma fábrica da Rhodia em Cubatão. O interruptor endócrino HCB (hexaclorobenzeno) foi encontrado em 20 amostras de leite materno. Além de 14 mulheres de São Vicente, a contaminação manifestou-se também em 6 outras do grupo de controle. Todas as amostras continham DDT, outro interruptor.

Os HAAs, ou interruptores endócrinos, demoram muito a degradar-se no ambiente e se acumulam principalmente na gordura de animais expostos a eles de forma contínua, ainda que em doses muito baixas (até na gordura de ursos polares já foram encontrados).

 

Fonte: Folha de S. Paulo / Setembro 99