Estresse

Idiomas

O estresse é síndrome que podemos exemplificar. Quando uma pessoa leva um susto, seu coração bate rápido, a respiração fica ofegante, treme toda, fica gelada, relaxam-se os esfíncteres. Quem já teve medo sentiu isso em maior ou menor grau. O estresse é um susto continuado, com uma intensidade variável para cada um. Seu mecanismo é de defesa, como se a pessoa estivesse sob o impacto de uma agressão, ou mesmo como se estivesse ferida e com hemorragia.

Ocorre a liberação de hormônios da suprarrenal, as catecolaminas, que irão atuar, fechando a circulação do rim e do útero mais intensamente. O mecanismo é o de manter o volume de líquido na circulação. O rim (urina) e o útero (menstruação). Por sua vez, esses hormônios abrem a circulação para o coração e o cérebro.

É o mecanismo da sobrevivência, em situação de perigo. Em estresse, o coração bate mais rápido, fecha o útero, fecha o rim. Qual a consequência para o organismo grávido? Menos oxigênio para o útero, e para a criança. O estresse funciona como uma infecção, passa de um ao outro, se não controlado. O contrário de que aqui discorremos também é verdadeiro. Quem trabalha em sala de parto, quem vê, nota que, às vezes, dependendo da pessoa que entra no ambiente, o batimento cardíaco do feto melhora. Parto difícil e acidentado não pode ser dissociado do lugar e das pessoas que o cercam.