CAPÍTULOS DO LIVRO

Importância do Parto

  • Posted on: 11 October 2018
  • By: claudio

Quanto mais precoces as impressões desse relacionamento, mas elas atuam, formando padrões que se manifestarão durante a vida.

Daí a importância do parto no comportamento humano, tanto no nenê quanto da mãe. 

Esse relacionamento ocorre em todos os animais. Quando a cachorra dá cria, ela corta o cordão do filhote, lambe-o todo e o empurra em direção à teta.

O mesmo faz a vaca com o terneiro. 

Pessoas que lidam com animais sabem disso. Separando-se cabritinho recém-nascido de sua mãe, esta o rejeita, pois ao tocar no animal alteramos o seu cheiro, e é pelo cheiro que a cabra mãe reconhece a cria.

Konrad Lorenz, médico austríaco, estudioso do comportamento dos animais, relata a seguinte experiência: colocou numa incubadora um ovo de pato selvagem. Ao quebrar o ovo, o pato teve Lorenz como primeira visão. Passou a segui-lo e identificou-o como sua mãe. Lorenz definiu esse primeiro olhar como "imprint".

O processo de  "imprint" ocorre em todos os animais, desde os mais simples até o homem. Os seres humanos por sua complexidade levam mais anos recebendo a carga cultural que lhe é peculiar. A importância do olhar é evidente ao nascer. O olhar da criança e o olhar da mãe se encontram ao amamentar.

H. Harlow com uma outra experiência demonstrou a importância do contato criança-mãe.

Simulou mães macacas de pelúcia e de arame. Reuniu três grupos de macacos: o primeiro ficava em contato com a mãe pelúcia; o segundo com a mãe de arame e o terceiro grupo sem mãe.

Quando Harlow colocava um urso de corda no campo da experiência, os macaquinhos sem mãe ficavam num canto, fechavam os olhos sem defesa.

O grupo que tinha mãe de pelúcia, quando via o urso, corria para a mãe, agarrando-se a ela. Observava o objeto estranho e depois ia brincar com ele. No grupo da mãe de arame aconteceu o mesmo.

Dessa experiência também se concluiu que só com alimentação não se sobrevive.

O contato é entendido facilmente se lembrarmos que, dentro do útero, a pele é carinhosamente estimulada.

Existem doenças de pele, alergias, por falta de carícias da mãe. Acontece.