CAPÍTULOS DO LIVRO

Carcinogênese

  • Posted on: 25 September 2018
  • By: admin

CARCINOGÊNESE QUÍMICA

"O fato de um terço da população adulta ter ou vir a desenvolver câncer, e a faixa etária estar diminuindo, de modo que um número alarmante de jovens esteja sendo acometido", é coerente com o que se passa. Produtos vetados em alguns países são usados em outros, como o nosso. Leguminosas vetadas por organismos de controle de uns, sendo usadas em planos alimentares para escolares de outros, permitem-nos prever que esse índice irá aumentar [10] (ver Aids, Hepatite C, Encefalite e Herpes).

Até 1972 existiam 600.000 químicos diferentes sendo produzidos e usados. Essa lista aumenta num raio de 500 por ano.

Esses compostos combinam-se ad infinitum e mesmo os que achamos serem inócuos podem se tornar carcinogênicos, em seu trajeto durante a escala alimentar, através de reações enzimáticas nos organismos vivos.

O impacto dos químicos nas comidas [07.1], água, ar, são meras conjecturas e não fatos.

Para que o processo câncer tenha início é necessário um carcinogênico e um fator promotor. O carcinogênico em dose alta ou mata ou desencadeia o processo. Em pequenas doses causa intoxicações, que constituem 30% dos atendimentos do Serviço Médico para o Trabalhador Rural. 

Como ele atua?

O carcinogênico pode estimular a proliferação celular e desorganizar essa proliferação. Exemplo de atuação paradoxal: temos nos organoclorados [07] (BHC, Aldrin [09], Paration etc.). As Cochonilhas, insetos da ordem Homóptera, que tem reprodução sexuada e assexuada, entram em partenogênese sob a ação do veneno infestando as folhas pulverizadas.

Câncer numa raiz de cebola submetida a ação química (cedido pelo Prof. José Medina, 1977)

É obrigatória a poliquimioterapia para se destruir esse ser. Como informação, com sua destruição o pulgão aumenta, pois é controlado pela Cochonilha.

Em nossa estatística, temos um caso de anencefalia numa primeira gravidez, em que a única variável existente era a fecundação ter se dado na época da pulverização com BHC, numa casa que ficava no meio da lavoura.

Exemplo de combinação química é dado pelo uso de fertilizantes e adubos, que resultam na liberação de quantidades cada vez maiores de nitritos no solo como produtos intermediários da nitrificação e desnitrificação bacteriana. Metabólitos de plantas e bactérias ocorrem no solo, como as aminas secundárias. Outras aminoamidas são trazidas nos químicos agrícolas. Em solos com essa composição, foram adicionados nitrosanilinas e estes compostos foram encontrados nas plantas jovens.

 

CARCINOGÊSENE FÍSICA

Outro carcinogênico comprovado, a ser considerado, são as radiações [08] presentes em todo o globo, como consequência das explosões atômicas, acidentes em usinas nucleares* [11], radiodiagnósticos [12] a radiotratamentos** [13], todos sem qualquer controle.

[12]

70 RADS = CÂNCER (em 1979)

Mamografia: mínimo 0,8 rads por exame

Abreugrafia: 1 rad. – obrigatória anualmente para estudantes

Exames Convencionais de RX: 7 a 10 rads

Esses produtos radioativos ionizam a água e os seres vivos, que por sua vez recebem nova carga através da ingestão dessa água e de outros alimentos. Assim, uma descarga de produtos de uma usina no mar, por um acidente qualquer, ioniza a água, que, por sua vez, ioniza o Plâncton, que quando ingerido ioniza o ser, e assim cumulativamente a ionização segue toda a cadeia alimentar.  Dentro dos seres vivos, a água dos tecidos, ionizando-se, reage com as nucleoproteínas, alterando o código genético.

Exemplo de atuação de carcinogênico radioativo é feito experimentalmente com o Lítio, substância similar ao Estrôncio 90, que na sua excreção lesa a membrana basal da bexiga, que é contínua em todos os mamíferos, fazendo com que o tóxico, que deveria ser eliminado pela urina, volte à circulação sanguínea, fixando-se nos ossos e em outros tecidos, por sua estrutura parecida com a do cálcio.

*  De acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica -  International Atomic Energy Agency (IAEA), existiam, até  1989,  436  usinas nucleares operando em 26 países  e outras 96 estavam em construção.

**  ...se prevalecer um noção equivocada em relação a doses e índices seguros de radiação, a exposição  humana à radiação crescerá dramaticamente,  desde ocupacionais, ambientais a médicas...